Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para a prevenção do HIV, que deve facilitar a adesão ao tratamento e ampliar a proteção contra o vírus. O remédio pode ser ingerido por comprimido ou aplicado duas vezes por ano.
Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que foram registrados 42 casos da doença em adultos e três em gestantes, no município de Patos de Minas. Em crianças, não houve casos confirmados. Os números reforçam a importância do acesso à informação.
O medicamento Sunlenca, também conhecido como lenacapavir, foi aprovado para prevenção do HIV-1, sendo mais uma opção de profilaxia pré-exposição (PrEP), estratégia voltada para quem não tem o vírus, mas está em situação de maior vulnerabilidade.
Ressalta-se que o diferencial está na forma de uso: além da versão em comprimido, o medicamento também pode ser aplicado por meio de uma injeção subcutânea com duração de até seis meses, o que facilita a adesão ao método preventivo e a ação prolongada.
A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, e que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o uso, também será obrigatório realizar o teste para HIV, que precisa apresentar um resultado negativo.
Leia também
